Autoestima é uma palavra muito falada, mas você já parou para pensar no que ela realmente significa? Para a Psicologia, a autoestima é a sensação de valor que um indivíduo tem sobre si mesmo. Já na Administração, ela costuma ser definida como uma das necessidades básicas do ser humano.
As pessoas que têm a autoestima elevada creem na sua capacidade e assim ficam mais motivadas a produzirem os melhores resultados tanto na vida profissional quando na pessoal. É algo que faz bem para o corpo e para a mente.
Quando um colaborador apresenta problemas de autoestima, isso não é ruim apenas para ele, mas também para a empresa como um todo. A produtividade cai, as relações de trabalho ficam conturbadas, os resultados pioram, enfim, o empreendimento pode realmente sair prejudicado.
Algumas das características mais comuns em pessoas desmotivadas e com autoestima baixa no trabalho são:
• Dificuldade em tomar decisões importantes;
• Pessimismo com relação ao futuro;
• Alta procrastinação das atividades;
• Medo de se desafiar e de começar algo novo;
• Irritabilidade e incapacidade de se relacionar bem com os colegas.
Como um colaborador motivado melhora a empresa?
Agora que você entendeu o que é a autoestima e como ela pode afetar negativamente a empresa, iremos mostrar os benefícios de ter um funcionário motivado e bem consigo. Confira:
1- Maior produtividade
Quando o colaborador está motivado e contente, ele consegue se concentrar muito mais nas atividades que precisa desempenhar. Isso faz com que haja uma redução do tempo que ele leva para concluir cada tarefa, o que otimiza o seu dia a dia, aumentando a produtividade e gerando resultados melhores.
2- Melhor trabalho em equipe
A autoestima empresarial é necessária para que as relações interpessoais sejam saudáveis entre os funcionários. Afinal, a baixa motivação e o descontentamento podem levar ao isolamento e à falta de iniciativa, o que prejudica o time inteiro.
Com todos os funcionários se sentindo bem, a equipe fica mais unida, podendo ter discussões importantes e realizar os projetos da melhor maneira possível.
3- Grande crescimento pessoal
Ao se sentir motivado e bem consigo, o funcionário tem mais vontade de se qualificar, estudar e trabalhar para crescer como pessoa e como colaborador. Isso é bom para ele e para a empresa, que se beneficia com o seu interesse e sua força de vontade.
4- Melhores resultados financeiros
Com tudo isso, a sua empresa só tem a ganhar com funcionários motivados e com a autoestima elevada. A maior produtividade, o foco nas tarefas e o ótimo trabalho em equipe só podem melhorar os resultados financeiros no fim do mês.
Com a importância da motivação em mente, resta agora aos donos de negócio se empenharem na contratação de serviços de assessoria empresarial que garantam a satisfação dos profissionais e o impulso que falta à empresa.
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